Quarta-feira, 11 de Julho de 2007

Desporto Motorizado - Circuito da Boavista: ACP demarca-se dos problemas da Boavista

Estalou a polémica em redor do Circuito da Boavista. Em comunicado de imprensa o ACP clarifica alguns pontos "escaldantes" do fim-de-semana passado...


ASSUNTO: ESCLARECIMENTO DO ACP SOBRE O CIRCUITO DA BOAVISTA 2007

Têm nestes últimos dias surgido nos OCS nacionais, algumas considerações acerca da actuação dos responsáveis do ACP no Circuito da Boavista, que, ou não correspondem à verdade, ou são merecedoras de uma clarificação, que julgamos ser necessário fazer neste momento, para que, de uma vez por todas, se reponha a verdade dos factos.

Como todos deverão saber, o ACP é indicado pelo Regulamento Particular da Prova, como sendo o Clube detentor do Alvará passado pela Câmara Municipal do Porto, que autoriza a realização do dois Circuitos, previstos para o anterior e próximo fim-de-semana de Julho.

O ACP recorreu aos serviços da ACDME - com o acordo da FPAK - para conseguir implantar todos os sistemas operativos na pista da Boavista, aproveitando a experiência dos responsáveis pela organização de provas no Autódromo do Estoril, indicando para Director da Prova o Sr. David Cabral e recebendo da FIA um Director de Corrida, Sr. Eduardo de Freitas e da ACDME o Sr. Nuno Esteves.

Todos os sistemas operativos - incluindo segurança, desempanagem, remoção e outra assistência técnica - foram incluídos num plano de segurança, seguindo as indicações da ACDME, que com o acordo da FIA, FPAK, Câmara Municipal do Porto e Talento ¿ entidade promotora do evento ¿ indicaram ao ACP os meios necessários para colocação ao longo do traçado, fornecendo o Automóvel Club de Portugal os reboques julgados necessários para o bom funcionamento dos referidos sistemas operativos.

O Programa das Corridas foi imposto pelo Promotor do Circuito - com o acordo da FPAK - aos organizadores do ACP, que tentaram viabilizar a realização de todas as sessões de testes, treinos e corridas, sabendo sempre que os horários previstos para o WTCC seriam inamovíveis, pelo que qualquer atraso nas outras categorias, jamais poderia condicionar as sessões previstas para os participantes no referido campeonato.

Este ponto serve para esclarecer, que o ACP sempre discordou da extensão do Programa, mas tentou cumpri-lo, arriscando obviamente algumas reacções menos agradáveis principalmente dos participantes ao Campeonato Nacional de Clássicos Velocidade, cuja última corrida já foi parcialmente disputada durante a noite.

Os atrasos verificados nos programas de Sexta-Feira e Sábado, são directamente imputáveis à C.M. do Porto, que atrasou cerca de duas horas na 6ª feira e uma hora no Sábado, o início do Programa, já que não conseguiu cumprir o horário previsto para que a pista pudesse ser aberta aos concorrentes, com as condições de segurança exigidas pela FIA.

As interrupções das diferentes corridas, entrada em pista do "Safety Car" e accionamento dos meios de segurança, nunca foram da responsabilidade de nenhum elemento do ACP, assim como foi alheia a esta entidade a montagem da polémica "chicane" à entrada da recta da meta, imposta pela FIA à Direcção da Corrida, e por esta ao Director de Prova do ACP - note-se que os responsáveis pela FIA chegaram a colocar em causa a realização da prova, se a "chicane" fosse eliminada!

No que diz respeito ao reduzido número de gruas existentes no Circuito da Boavista, a contratação destas não era da responsabilidade do ACP e o Director da Prova, Sr. David Cabral, já esclareceu a situação por diversas vezes, se bem que nenhum dos interessados nesta situação particular, tenha realmente explicado o que sucedeu:

Quando se procedeu à distribuição das seis Gruas fixas previstas, verificou-se que em alguns locais não era possível montar Gruas pela existência de árvores, fios eléctricos e postes que inviabilizavam a eficácia e mesmo a utilização das referidas Gruas.

Por outro lado, quando se tentou ver a possibilidade de utilizar mais uma ou duas Gruas médias, o fornecedor das mesmas informou só ter disponíveis Gruas de maior dimensão, ou mais pequenas o que, face aos condicionalismos existentes, não foram possíveis de utilizar.

Por outro lado, a Porto Lazer - empresa ligada à CM do Porto - impôs a montagem de Bancadas em locais onde estava prevista a colocação das referidas gruas, pelo que as intervenções das mesmas nas situações mais complicadas foram bastante condicionadas, fazendo com que o Safety Car passasse muitas voltas em pista, aguardando a remoção de muitas peças espalhadas pelos pilotos menos "cuidadosos".

Finalmente, o ACP lamenta ter estado envolvido em toda uma teia de situações que foram imputadas sempre - por defeito - ao Clube detentor do Alvará da Prova, e mais lamenta as situações criadas aos pilotos participantes no Circuito, principalmente durante a 6ª Feira e o Sábado, já que de forma alguma o automobilismo ficou dignificado com tudo o que se passou e por diversas vezes houve mesmo uma reconhecida falta de respeito, por todos aqueles que, com a sua enorme vontade de competir, tentaram "abrilhantar" da melhor forma, aquilo que poderia ter sido uma ainda maior festa para as gentes do norte do país.

A dimensão mais adequada do programa previsto para Domingo, provou que as ideias do ACP estavam correctas e só esperamos que os responsáveis pela promoção do Grande Prémio Histórico do Porto, tenham aprendido a lição e não cometam os mesmos erros, já no próximo fim-de-semana.

Agradecemos a publicação deste esclarecimento e colocamo-nos à disposição de todos os interessados para a clarificação de todas as situações referentes ao Circuito da Boavista, solicitando aos OCS que relatem com rigor o que se passou, obviamente ouvindo, TODAS as partes envolvidas.

Lisboa, 9 de Julho de 2007

A Direcção do ACP

in www.sportmotores.com

publicado por paulozananar às 17:22
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. Curiosidades - Atraso de ...

. Importante - 'Homejacking...

. Curiosidades - Professore...

. Escola - Ministra rejeito...

. Curiosidades - Descoberta...

. Rali- Rali do Japão

. Saúde - Aftas O que as pr...

. Importante - Investigador...

. Importante - FIM aprova A...

. Ralis - Oportunidade de o...

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.tags

. curiosidades

. desporto

. desporto motorizado

. desportos motorizados

. escola

. importante

. informação

. nutrição

. ralis

. saúde

. todas as tags

.links

Online Casino
Slot Machines
Como está o Blog?
Melhor
Igual
Pior
Interessante
Pode melhorar
Não tenho opinião
  
Free polls from Pollhost.com
blogs SAPO

.subscrever feeds