Segunda-feira, 13 de Agosto de 2007

Curiosidades - Pagaram mil euros para ter ligações ilegais da TV Cabo

A GNR de Lordelo, em Paredes, apreendeu, num prédio junto à Estrada Nacional 209, uma "power box" da TV Cabo que estava a ser utilizada para distribuir, ilegalmente, o canal SportTV por diversas habitações. A acção, que contou com a participação de uma empresa de auditoria externa da TV Cabo, visou três edifícios de uma mesma urbanização, mas em dois deles os aparelhos haviam sido retirados.
Cumprindo mandados do Tribunal de Paredes, dois técnicos da empresa, acompanhados por elementos da GNR, dirigiram-se, manhã cedo, aos três prédios, que já haviam sido inspeccionados em Março, altura em que foram detectadas as ilegalidades. Nem todas as parabólicas do Edifício Batalha, em Lordelo, estão a funcionar dentro da lei. Há casos em que a "Sportv" é proposta, a preços módicos, por empresas de condomínio.
A julgar pelas declarações dos moradores, terá sido um instalador oficial da TV Cabo a propor-lhes o serviço. Foi elaborado um contrato individual de subscrição da SportTV e o sinal era, depois, distribuído pelos moradores aderentes.
"Como é que podíamos saber que era ilegal, se foi o próprio agente da TV Cabo a propor a instalação? Neste bloco aderimos nove e pagámos cerca de mil euros pela instalação. Depois, a mensalidade era paga à vez por cada um dos utilizadores", referiu o morador titular do contrato no bloco D, enquanto abria os cadeados que protegiam a "power box".
O técnico da empresa auditora retirou o amplificador de sinal e o modulador, que foram apreendidos à ordem do Tribunal, e um soldado da GNR informou o morador que a coima poderia ascender aos 3740 euros.

Caixas retiradas
Nos dois outros prédios do mesmo empreendimento, as caixas foram retiradas, mas há fotografias dos equipamentos, tiradas aquando da inspecção realizada em Março e que não deixou dúvidas aos técnicos.
"Vimos um cabo a mais e seguimo-lo até ao terraço onde estava uma "power box". E ninguém tem um descodificador no topo do prédio, que obrigava a ir lá acima sempre que se quissesse mudar de canal", salientou o técnico. "As fotos e os testemunhos recolhidos também fazem prova em Tribunal e sabemos que havia mais 16 casas em situação de ilegalidade no outro prédio".
Os auditores têm diversas forma de detectar ligações deste tipo. Olhando para o terraço de um prédio vizinho, o técnico perguntou, sorrindo "Acha que ali há apenas um assinante da TV cabo? É que só lá está uma antena parabólica..."
Percorrendo o país de Norte a Sul, os técnicos têm alguns pequenos truques na manga mas, garantem, só entram nos prédios "se nos abrirem a porta".

in www.jn.sapo.pt por Reis Pinto (texto), J. Paulo Coutinho (foto)

 

publicado por paulozananar às 14:02
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. Curiosidades - Atraso de ...

. Importante - 'Homejacking...

. Curiosidades - Professore...

. Escola - Ministra rejeito...

. Curiosidades - Descoberta...

. Rali- Rali do Japão

. Saúde - Aftas O que as pr...

. Importante - Investigador...

. Importante - FIM aprova A...

. Ralis - Oportunidade de o...

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.tags

. curiosidades

. desporto

. desporto motorizado

. desportos motorizados

. escola

. importante

. informação

. nutrição

. ralis

. saúde

. todas as tags

.links

Online Casino
Slot Machines
Como está o Blog?
Melhor
Igual
Pior
Interessante
Pode melhorar
Não tenho opinião
  
Free polls from Pollhost.com
blogs SAPO

.subscrever feeds