Terça-feira, 9 de Outubro de 2007

Curiosidades - Último lanço do Eixo Norte-Sul concluído

 

zoom A construção do Eixo Norte-Sul chega ao fim com a conclusão dos trabalhos do viaduto sobre a Avenida Padre Cruz, o que permitirá retirar milhares de veículos da Segunda Circular e da Calçada de Carriche. Este lanço será inaugurado amanhã, para contentamento dos muitos utilizadores da Segunda Circular e da Calçada de Carriche.

A obra, que representa o maior empreendimento em fase de construção das Estradas de Portugal, cumpre uma promessa que se arrasta há mais de duas décadas. O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, anunciou para quarta-feira a conclusão do Eixo Norte-Sul, com a inauguração do troço entre o Lumiar e o nó de ligação com a Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL),a Norte de Lisboa, numa extensão de 4,4 quilómetros.

Esta obra teve um custo de cerca de 25 milhões de euros, os quais foram comparticipados em 15% pelo Estado Português, tendo o restante da verba sido paga pela União Europeia.

De salientar que deste lanço fazem quatro viadutos, oito passagens superiores, três inferiores, o pequeno túnel do Grilo junto ao Forte da Ameixoeira e quatro nós de ligação desnivelados: Ameixoeira, Alto do Lumiar, Camarate e CRIL.

A obra de maior complexidade, e cujos trabalhos estão mais atrasados, é o viaduto sobre a Avenida Padre Cruz e a Rua do Lumiar. O viaduto tem uma extensão de 773 metros e 32,4 metros de largura. Conta com três faixas em cada via e separador central.

Com a inauguração do lanço entre o Lumiar e a CRIL as maiores vantagens são para os automobilistas que se deslocam entre a Margem Sul e o Norte, pois deixam de ter necessidade de efectuar o percurso pela sempre congestionada Segunda Circular até Sacavém, onde começa a auto-estrada do Norte (A1).

Beneficiada sai também a ligação entre a Ponte 25 de Abril e a auto-estrada 8 (A8), com destino à região Oeste, uma vez que não mais será necessário percorrer a Calçada de Carriche. Uma vantagem que também beneficia habitantes de Cascais, Sintra, Amadora e Oeiras nas ligações à parte leste da Grande Lisboa, enquanto não fica concluído o troço de três quilómetros da CRIL entre a Buraca e a Pontinha.

Ao nível da circulação interna da cidade de Lisboa, o troço que será aberto em Outubro facilitará a circulação entre a Alta de Lisboa e o Lumiar.

A conclusão do Eixo Norte-Sul permitirá criar um novo acesso à capital a partir do nó de ligação com a Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL). A via servirá para descongestionar o trânsito actualmente existente nos acessos a Lisboa pelo Itinerário Complementar (IC) 22, a auto-estrada do Norte e, sobretudo, o fluxo de veículos resultantes da auto-estrada 8 e da Estrada Nacional 8, que chegam à cidade através da Calçada de Carriche.

 

in www.motores.sapo.pt

publicado por paulozananar às 15:18
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. Curiosidades - Atraso de ...

. Importante - 'Homejacking...

. Curiosidades - Professore...

. Escola - Ministra rejeito...

. Curiosidades - Descoberta...

. Rali- Rali do Japão

. Saúde - Aftas O que as pr...

. Importante - Investigador...

. Importante - FIM aprova A...

. Ralis - Oportunidade de o...

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.tags

. curiosidades

. desporto

. desporto motorizado

. desportos motorizados

. escola

. importante

. informação

. nutrição

. ralis

. saúde

. todas as tags

.links

Online Casino
Slot Machines
Como está o Blog?
Melhor
Igual
Pior
Interessante
Pode melhorar
Não tenho opinião
  
Free polls from Pollhost.com
blogs SAPO

.subscrever feeds