Terça-feira, 9 de Outubro de 2007

Saude - Alimentação saudável para prevenção das Doenças Cardiovasculares

foto artigo Uma alimentação saudável é um factor essencial para prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Uma alimentação variada o mais possível e adequada às necessidades individuais, é um factor essencial para prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares. Estes “mandamentos” devem ser adaptados de acordo com o modo de vida e preferência de cada um, em pequenas mudanças graduais:

1 - Use e abuse de toda a espécie de vegetais, frescos ou congelados, crus ou cozinhados, em especial os muito corados (verde escuro, amarelo, alaranjado, vermelhos).

2- Os cereais e derivados (pão, arroz, massa, cereais para pequeno-almoço) não engordam. Prefira as variedades menos refinadas ou integrais. Já experimentou o pão do coração?

3- Coma mais frequentemente peixe e aves (de preferência sem pele). Evite produtos de charcutaria, tais como salsichas, enchidos de carne e outros ricos em sal e gordura. Adicione uma pequena porção de leguminosas (ervilhas, feijão, grão, etc....) aos seus cozinhados em substituição da carne.

4- Use leite magro ou meio gordo em substituição do leite gordo. Evite natas, gelados de nata e queijos gordos. Experimente substituir as natas por iogurte.

5- Reduza o consumo de gemas para 3 a 4 por semana. Tente substituir 1 gema de ovo por uma colher de sopa de maisena ou por 2 claras, nas receitas que contêm muitos ovos.

6-Use quantidades moderadas de azeite, óleos vegetais e margarina polinsaturada para cozinhar e barrar. Evite a manteiga, as margarinas duras e a banha. Quando fritar use sempre papel de cozinha para absorver parte da gordura dos alimentos fritos. Nos salteados use uma frigideira anti-aderente.

7- Restrinja o consumo de chocolates, bolos e biscoitos e prefira os feitos em casa com gorduras insaturadas e menos açúcar, para apreciar em dias de festa. Reduza gradualmente o açúcar dos cafezinhos ou substitua-o por adoçante.

8- Mantenha a taça de fruta sempre bem guarnecida em quantidade e variedade, mas sem exagero, 2 a 3 peças por dia é quanto basta.

9- Eleja a água como bebida número um. Se aprecia vinho, é adulto, não está grávida e não amamenta, acompanhe as refeições principais com um pequeno copo. Depois de um golo de água, aprecie o seu vinho.

10- 0 sal e também um factor a ter em conta. Evite pickles, fiambre, presunto, bacalhau e bacon. Diminua gradualmente a quantidade de sal que usa para cozinhar e não use o saleiro à mesa. Não resista às ervas aromáticas e a uma pitada de especiarias, só tem a ganhar em sabor, aroma e ... saúde.

Por último, não se deixe engordar e pratique actividade física regular. Se estes ”mandamentos” não forem suficientes, ou se a sua saúde exigir cuidados mais personalizados, peça ao seu médico assistente para lhe indicar um nutricionista ou dietista, profissionais de saúde competentes para o ajudarem a tornar a sua alimentação e a sua vida mais saudável.

 

por Dra. Alva Seixas Martins

Grupo de Intervenção Comunitária - Nutrição

A responsabilidade editorial e científica desta informação é do   Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva

in www.saude.sapo.pt

 

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publicado por paulozananar às 15:28
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