Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2008

Importante - Banco central antevê riscos maiores para a economia europeia

A crise financeira internacional obriga Trichet a alterar o seu discurso
BCE está mais pessimista e já sinaliza corte de taxas de juros 
O reconhecimento, por parte do presidente do Banco Central Europeu (BCE), de um agravamento das ameaças ao crescimento da economia europeia abriu ontem a porta, pela primeira vez desde o início de 2004, à possibilidade de uma descida de taxas de juro na zona euro.
Na conferência de imprensa que se seguiu à já esperada decisão de manter inalterada a taxa de refinanciamento do BCE nos quatro por cento, o discurso de Jean-Claude Trichet revelou mudanças substanciais face ao que tinha sucedido nos dois últimos meses.
Em primeiro lugar, o economista francês mostrou uma maior preocupação com o ritmo de crescimento. Trichet, que sempre apostou numa variação do PIB europeu em 2008 em linha com o potencial da economia, disse agora que afinal se "pode ficar abaixo do crescimento potencial", assinalando ainda que "os indicadores mais recentes confirmaram que os riscos para o cenário económico são pela negativa".
Em segundo lugar, sinalizou um aligeiramento do tom contra a inflação. É certo que manteve o alerta para o perigo de uma aceleração dos preços, mas não declarou explicitamente o propósito de actuar preventivamente contra a inflação, como o tinha feito nos últimos dois encontros com os jornalistas.
Por último, deu um sinal da existência de novidades na forma como está a decorrer o debate no interior do BCE. Trichet tinha revelado, nas anteriores conferências de imprensa, que a única mudança de taxas de juro sugerida pelos membros que têm assento no conselho de governadores era no sentido de uma subida. Ontem, fez questão de actualizar esta contagem de votos, garantindo que "não houve qualquer pedido nem para uma subida nem para uma descida das taxas de juro".
Corte de taxas até Junho
Todas estas pistas dadas por Jean-Claude Trichet foram lidas pelos analistas como o início de uma viragem na estratégia e no discurso seguidos pelo banco central desde que começou a subir as taxas de juro no final de 2005. E que esta mudança poderá culminar com a realização de um primeiro corte de taxas de juro já durante a primeira parte deste ano.
Antes da reunião de ontem do BCE, a maioria dos 83 economistas inquiridos pela agência Reuters contavam com uma redução das taxas de juro na zona euro, para 3,75 por cento, até ao final do mês de Junho. Ontem, após as declarações do presidente da autoridade monetária, o sentimento geral no mercado era o de que se confirmava, pela gravidade da situação económica assumida por Trichet, que as taxas de juro vão de facto começar a descer ainda durante a primeira metade deste ano.
Ainda para mais, o Banco de Inglaterra decidiu ontem reduzir a sua taxa de juro de referência em 0,25 pontos, para 5,25 por cento, fazendo com que o BCE fique ainda mais isolado (a Fed desceu as taxas em 1,25 pontos durante o mês de Janeiro) como o único grande banco central do Ocidente que não está já a actuar para sustentar o dinamismo do crescimento económico.
O grande entrave a que o BCE possa seguir de forma rápida os passos dos seus congéneres está na inflação, que, desde Agosto do ano passado, se encontra acima do limite de dois por cento definido pela instituição como adequado para o desempenho da economia e que, em Janeiro, deverá ter atingido os 3,2 por cento.
A perspectiva de uma descida de taxas de juro na zona euro durante a primeira metade deste ano e, principalmente, o reconhecimento por Trichet da existência de um cenário económico mais negativo na Europa conduziram, durante a tarde de ontem, à descida do valor do euro face ao dólar. A moeda única baixou a barreira dos 1,45 dólares e aproximou-se do seu valor mais baixo deste ano.

por Sérgio Aníbal in www.publico.pt
publicado por paulozananar às 14:15
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. Curiosidades - Atraso de ...

. Importante - 'Homejacking...

. Curiosidades - Professore...

. Escola - Ministra rejeito...

. Curiosidades - Descoberta...

. Rali- Rali do Japão

. Saúde - Aftas O que as pr...

. Importante - Investigador...

. Importante - FIM aprova A...

. Ralis - Oportunidade de o...

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.tags

. curiosidades

. desporto

. desporto motorizado

. desportos motorizados

. escola

. importante

. informação

. nutrição

. ralis

. saúde

. todas as tags

.links

Online Casino
Slot Machines
Como está o Blog?
Melhor
Igual
Pior
Interessante
Pode melhorar
Não tenho opinião
  
Free polls from Pollhost.com
blogs SAPO

.subscrever feeds